Quais os tipos de cotas no SISU?

Sisu é a sigla para Sistema Unificado, sistema utilizado pelo Ministério da Educação para ocupar as vagas nas universidades públicas brasileiras. A informatização  atuar de forma nacional em seu processo seletivo substituindo o vestibular. E como a seleção anterior ao sistema de cotas. Saiba mais a seguir.

Entendendo o Sisu em detalhes

O Sistema Unificado é a forma como as universidades públicas selecionam seus alunos. Vem para substituir o antigo vestibular e a prova escrita com excelente taxa de aprovação entre os estudantes. 

O site do Sistema Unificado faz parte do programa do Ministério da Educação para organizar a seleção de vagas para as universidades públicas brasileiras. O estudante deve se inscrever apenas através da página se deseja entrar em uma graduação em um período pré determinado pela instituição. 

A inscrição no Sisu é gratuita e permitida a todos que tenham um ensino médio concluído. Basta entrar no sistema digital e preencher os dados do formulário virtual com o número documentação. A nota do Enem é usada como avaliador e encaixe nas vagas em aberto nos cursos.

A próxima etapa é escolher o curso como primeira opção e uma alternativa caso não tenha nota para entrar na primeira. Haverá uma seleção e o resultado é divulgado no próprio site informando se o aluno conseguiu se encaixar na vaga.

Não conseguiu entrar na primeira seletiva? Vale aguardar um pouco. Haverá uma segunda votação no remanejamento para quem não ocupou as vagas em primeira instância ou não obedecer aos critérios básicos para realizar a matrícula.

Quem tem direito a se inscrever no Sisu?

Podem se inscrever no Sisu para tentar uma vaga em uma graduação todos os concluintes do ensino médio. Isso vale tanto para os que concluíram recentemente como há muitos anos atrás.

Os estudantes do sistema de educação para jovens e adultos também podem se inscrever para tentar uma vaga na Rede Pública de ensino superior mesmo que tenham finalizado os estudos muito tardiamente. É solicitado apenas que todos os alunos tenham de fato finalizar os estudos do ensino médio e tenho os documentos referentes a esse para comprovar no ato de matrícula.

Com o sistema de integração e eliminação do vestibular a inscrição no Sisu passa a ser a única forma do aluno entrar em uma universidade pública. Todas usam a resultado enem 2019 e eliminaram os seus processos de seleções próprios.

Como funcionam as cotas no Sisu

O sistema de cotas continua em vigor em concursos públicos e universidades da rede pública de ensino. No sistema do Sisu também vigora a separação de alguma vagas de acordo com critérios pré estabelecidos.

Os alunos da rede pública de ensino contam com notas reservadas de acordo com  Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei das Cotas. Nesta reserva um percentual pré determinado e informado no edital é separado para que concorram apenas alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas ou da rede privada de ensino que tenha sido bolsista integral.

Há ainda vagas reservadas para negros, pardos e indígenas de acordo com os direitos dos grupos de risco. Concursos públicos agem da mesma forma e usam os mesmos critérios.